- UFMT - Cite e explique quatro aspectos que demonstram ser o conhecimento da Biologia importante para o ser humano. # Prever e evitar impactos ambientais de obras diversas, como a construção de estradas; obter alimentos em larga escala; desenvolver noções básicas de higiene; desenvolver o espírito crítico sobre temas como poluição, manipulação genética, etc.
- SIMULADO - A biologia apresenta várias subdivisões, de acordo com os diversos níveis de complexidade em que o mundo vivo se organiza. Quais são as principais áreas em que se subdivide a biologia?bioquímica ou citoquímica - estuda os componentes químicos da matéria viva e seus respectivos papéis biológicos;
citologia - estuda as estruturas que compõem as células;
histologia - estuda a organização e a função dos tecidos;
anatomia - estuda a forma e a organização de órgãos e de sistemas;
fisiologia - estuda as funções de órgãos e de sistemas;
taxonomia - estuda a classificação dos organismos;
embriologia - estuda a formação e o desenvolvimento dos embriões;
genética - estuda as leis que regem a hereditariedade;
evolução - estuda as transformações ocorridas nos seres vivos ao longo das gerações e o mecanismo de formação de espécies novas;
ecologia - estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. - SIMULADO - Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos. Enumere esses níveis de organização, desde o mais simples ao mais complexo.(1) Átomos e Íons(12) Ecologia
(2) Moléculas e Aglomerados iônicos
(3) Células
(4) Tecidos
(5) Órgãos
(6) Sistemas e Aparelhos
(7) Organismos
(8) Populações
(9) Comunidades
(10) Ecossistemas
(11) Biosfera - UFRN - Considere os itens abaixo:I — experiência controlada;II — proposição de uma hipótese;III — observação de um fato;IV — empirismo;V — formulação de um problema;VI — aplicação da teoria.Assinale a opção correta que indique as etapas do método científico:(A) I, III, IV, VI(B) II, III, I, IV(C) III, V, II, I(D) IV, V, VI, III(E) V, I, VI, II
- UNIFOR - Um estudante presenciou o desenvolvimento das gemas laterais numa planta em seu jardim após a poda da região apical (extremidade) por um jardineiro. Atribuiu o fato à interrupção do transporte de substâncias da extremidade para as regiões laterais. Então, em outra planta, cortou a extremidade e colocou um macerado de seu material sobre o corte, esperando pelo resultado.De acordo com o relato anterior, as etapas do método científico realizadas pelo estudante foram:1 — observação do fato;2 — formulação da hipótese;4 — realização do experimento;8 — elaboração da teoria.Indique a opção com os itens corretos:(A) 1, 2, 4 (B) 8, 4, 1 (C) 8, 2, 1 (D) 1, 2, 4, 8 (E) 4, 8
- MACKENZIE - Durante uma pesquisa científica, seguimos alguns passos importantes para o bom andamento da investigação. A(s) hipótese(s) levantada(s) sobre o que se pesquisa: (A) deve(m) ser bastante(s) para que possamos, descartando uma a uma, chegar à comprovação do fato e à explicação do mesmo.(E) é(são) sempre ponto de partida da investigação, em cima do qual criaremos o fato.
(B) é(são) uma fase que sucede a teoria e a lei sobre o assunto da investigação científica em questão.
(C) deve(m) ser um número mínimo, de preferência apenas uma.
(D) é(são) argumento(s) que levantamos sempre e somente depois de exaustiva fase de experimentação. - PUCRS - Se o chamado DNA recombinante determina a formação de uma dada proteína, é possível fazer, utilizando-se de técnicas adequadas, com que a célula bacteriana funcione como uma fábrica dessa proteína. É assim que a insulina, por exemplo, é produzida comercialmente.Esse texto se insere em um capítulo da Biologia denominado:A) Biocibernética.b) biologia Filogenética.c) Engenharia Genética.d) Biotrônica.e) Biologia Intramolecular.
- CFTCE - Sobre a Citologia, é INCORRETO afirmar que:
a) teve grande impulso com o advento das microscopias óptica e eletrônica, que tornaram possível a visualização de estruturas intracelulares
b) o estudo da membrana plasmática também é feito pelos citologistas, mesmo essa estrutura não fazendo parte da célula
c) para se trabalhar com microscopia óptica, às vezes, é necessário o uso de corantes, pois, devido à diminuta espessura de uma célula, sua visualização pode se tornar difícil e imprecisa
d) glicocálice, flagelos e cílios são estruturas celulares
e) a Citologia serve como base para a Histologia, pois existe uma grande relação entre essas duas áreas da Biologia - FUVEST - Imagine que você cultivando uma planta em solução nutritiva. Como procederia para certifica-se de que um certo elemento mineral é essencial para a vida dessa planta? # Para certificar-se de que certo elemento é essencial à vida da planta, é preciso comparar o que aconteceria com as planta que recebessem esse elemento e com as plantas que não o recebessem (que corresponderiam ao grupo de controle). Para que os resultados pudessem ter validade, todas as condições a que fossem submetidas as plantas dos dois grupos deveriam ser idênticas, tais como: luminosidade, temperatura, umidade, etc. Além disso, as plantas analisadas deveriam ter a mesma idade, para evitar diferentes respostas devidas aos diferentes graus de desenvolvimento que apresentam.
- FCC - A extirpação da hipófise causa sintomas de hipotireoidismo, como resultado da degeneração da tireoide. Admitiu-se, então, que a hipófise é necessária para o funcionamento normal da tireoide. Para demonstrar essa hipótese, o melhor procedimento seria:
a) extrair a hipófise e a tireoide de alguns animais.
b) injetar extrato de hipófise em animais sem tireoide.
c) injetar extrato de tireoide em animais sem hipófise.
d) injetar extrato de hipófise em animais sem hipófise.
e) injetar extrato de tireoide em animais com hiper-tireoidismo. - UNB - Os itens adiante referem-se a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os.(1) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.V V V F
(2) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.
(3) A ocorrência de enormes quantidades de água no planeta Terra foi, indubitavelmente, uma condição da maior importância para o surgimento e a manutenção da vida.
(4) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos. - UNIFIC - O grupo-controle, de suma importância em Biologia, cujo método característico é a comparação, é empregado na experimentação para:
a) testar o funcionamento dos equipamentos da experiência.
b) controlar o comportamento dos outros organismos em experiência.
c) servir de referência-padrão às variáveis a que se submete o grupo experimental.
d) comparar as vantagens da normalidade com as alterações provocadas no grupo.
e) Melhorar as condições normais com as variáveis aprovadas no grupo experimental. - PUCSP - "Uma cultura de Staphylococcus aureus, contendo 100 milhões de bactérias, foi exposta a dose relativamente fraca de penicilina e só 10 células sobreviveram. Os descendentes destas conseguiram viver e se multiplicar e, quando em presença de dose duas vezes mais forte de penicilina, quase todas morreram. As que sobreviveram foram expostas a doses cada vez mais fortes, até que, ao se repetir o processo pela quinta vez, a dose empregada foi 2 500 vezes mais forte que a inicial e algumas bactérias continuavam a sobreviver." No trecho acima, está descrito:
a) um fato. b) uma hipótese. c) uma teoria. d) uma lei. e) um axioma. - G1 - “Todo ser vivo se origina por reprodução de outro ser vivo de mesma espécie.”O texto acima está de acordo com:(A) uma hipótese.(B) uma teoria.(C) apenas uma única observação.(D) empirismo.(E) formulação de um problema.
- UFMG - Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:
A) a experiencia obedeceu ao princípios do método cientifico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
B) a experiencia foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método cientifico adequadamente.
C) A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
D) o estudante não fez a experiencia de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
E) a experiencia não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente. - VUNESP - Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.
Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca ("Ciência Hoje", outubro de 2004). No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:
a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum. - SIMULADO - Desde há muito que o homem descobriu as desvantagens da falta de um planejamento das atividades; igualmente percebeu vantagens em trabalhar segundo uma ordem, empregando sutis processos de atividade racional e prática na resolução de seus problemas. O cientista também executa suas investigações desta forma, em etapas bem marcantes que, no conjunto, classifica-se como:
a) Método Científico;
b) atitudes científicas;
c) conhecimento científico;
d) grupo controle. - FUVEST - O tema "teoria da evolução" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da América, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termo TEORIA, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas.
Sob o ponto de vista da ciência, teoria é
a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobre eles.
b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda sem comprovação experimental.
c) uma ideia sem base em observação e experimentação, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.
d) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que tenta explicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazer previsões sobre eles.
e) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que, de tão comprovada pelos cientistas, já é considerada uma verdade incontestável. - UNB - A aventura humana na Terra tem-se caracterizado, com o passar dos tempos, por um esforço contínuo rumo a novas descobertas. Considerando algumas características desse esforço, julgue os itens adiante.
(0) A Biologia, tal qual as outras ciências, segue o procedimento geral do método científico: não possui técnicas particulares nem evolução própria. F
(1) Leis e teorias podem ser corrigidas, aperfeiçoadas e até substituídas, à medida que se descobrem novos fatos ou se realizam novas experiências. V
(2) Embora não empregue testes controlados, o conhecimento comum descreve a aparência dos fenômenos, examinando seus efeitos. V - VUNESP - Há vinte anos, casos incomuns de anemia começaram a chamar a atenção dos pesquisadores. Ao invés de adultos jovens, como habitualmente, eram os idosos que apresentavam uma expressiva redução na taxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia dos idosos não cedia ao tratamento convencional.
Analise as hipóteses apresentadas pelos cientistas para tentar explicar esses casos incomuns.
I. A origem do problema estava relacionada à degeneração do baço, que nesses idosos deixou de produzir glóbulos vermelhos.
II. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos a partir de células-tronco da medula óssea.
III. A origem do problema estava na produção de glóbulos vermelhos pela medula espinhal.
Considerando hipóteses plausíveis, isto é, aquelas possíveis de serem aceitas pela comunidade científica, estão corretas:
a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. - FATEC - Certas lagoas temporárias da caatinga são formadas nos períodos das chuvas. Nelas há os "peixes das nuvens", nome dado porque seus ovos, resistentes à seca, eclodem no período das chuvas. Esses peixes anuais são pequenos e estão ajustados às alterações ambientais entre os períodos seco, quando morrem, e chuvoso.
A hipótese científica plausível para explicar a presença dos peixes nas lagoas é: eles têm
a) a aquisição dos pulmões como adaptação para vencer o período da seca.
b) um ciclo vital curto e adquiriram características para viver nas lagoas.
c) o lodo como alimento e um ciclo vital longo.
d) as aves como meio de transporte, pois se escondem em suas penas, onde podem fazer respiração branquial.
e) um ciclo vital muito curto e foram selecionados nestas lagoas. - UFSC - Leia o texto a seguir com atenção.
"No esforço para entender a realidade, somos um homem que tenta compreender o mecanismo de um relógio fechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta o tique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendo habilidoso, pode imaginar o mecanismo responsável pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de que sua explicação é a única possível."
(Essas palavras foram ditas pelo cientista Albert Einstein, referindo-se ao caminho das descobertas científicas, e extraídas do livro FAVARETO, J. A. "Biologia." 1 ed. São Paulo: Moderna. v. único, p. 2.)
Em relação à ciência e ao método científico, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(01) A ciência pode ser entendida como um contingente aleatório e estático do conhecimento, baseado em observação, experimentação e generalização.
(02) Uma vez levantada, por indução, uma hipótese para explicar um fenômeno, os cientistas fazem uma dedução, prevendo o que pode acontecer se sua hipótese for verdadeira.
(04) Os experimentos, capazes de testar as hipóteses formuladas, devem lidar com uma parte do problema de cada vez e ser cuidadosamente controlados.
(08) Confirmados os resultados, eles devem ser publicados em jornais diários locais, de grande circulação, para que possam ser analisados e criticados pela população em geral, constituindo-se, então, em leis científicas.
(16) As conclusões do método científico são universais, ou seja, sua aceitação não depende do prestígio do pesquisador, mas de suas evidências científicas.
Soma ( ) 02 + 04 + 16 = 22 - UFSM - No combate às larvas dos mosquitos Aedes (transmissores da dengue e febre amarela) foi utilizado, com eficiência, um microcrustáceo larvófago (Classe Copepoda). A utilização desse animal em experimentos controlados de campo e laboratório foi bem-sucedida no interior do estado de São Paulo. O método citado, não-tóxico, pode substituir o tradicional uso de DDT ou outros inseticidas para matar os mosquitos.
A ação do microcrustáceo em relação às larvas dos mosquitos é um exemplo de
a) amensalismo.
b) comensalismo.
c) predação.
d) mutualismo.
e) competição. - VUNESP - A sequência indica os crescentes níveis de organização biológica:
célula ___> I ___> II ___> III ___> população ___> IV ___> V ___> biosfera.
Os níveis I, III e IV correspondem, respectivamente, à
a) órgão, organismo e comunidade.
b) tecido, organismo e comunidade.
c) órgão, tecido e ecossistema.
d) tecido, órgão e bioma.
e) tecido, comunidade e ecossistema. - CFTCE - A seqüência de níveis de organização da vida está colocada em ordem crescente de complexidade na opção:
a) organismo - população - comunidade - ecossistema
b) organismo - comunidade - população - ecossistema
c) ecossistema - comunidade - população - organismo
d) ecossistema - população - comunidade - organismo
e) organismo - ecossistema - população - biosfera - UEG - O esquema a seguir ilustra os diferentes níveis de organização biológica:

Tendo em vista os diferentes níveis de organização biológica, considere as seguintes proposições:
I. Nos ecossistemas, encontram-se três tipos de organismos: produtores, consumidores e decompositores. O lobo guará exemplifica um decompositor, pois é um dos principais consumidores de carniça no Cerrado.
II. A organela apresentada no esquema é a mitocôndria, onde ocorre a respiração. Uma importante etapa desse processo é a glicólise, fase em que a glicose é convertida em ácido pirúvico.
III. Os ossos do lobo guará e de outros animais estão sujeitos a contínuas alterações bioquímicas e estruturais. Entre os fatores que interferem nessas alterações estão a nutrição e a ação hormonal.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas a proposição I é verdadeira.
b) Apenas a proposição II é verdadeira.
c) Apenas a proposição III é verdadeira.d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) As proposições I, II e III são verdadeiras. - CFTPR - Nosso corpo é formado por várias partes que trabalham juntas e garantem o bom funcionamento do organismo. Relacione a seqüência dos níveis de organização a seus exemplos.
(1) Célula
(2) Tecido
(3) Órgão
(4) Sistema
( ) circulatório
( ) neurônio
( ) cérebro
( ) conjuntivo
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) 2 - 4 - 3 - 1.
b) 4 - 1 - 3 - 2.
c) 2 - 3 - 4 - 1.
d) 3 - 1 - 2 - 4.
e) 1 - 3 - 2 - 4. - UFMG - Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será:
a) Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeira em ambientes com a mesma intensidade luminosa.
b) Comparar o crescimento das outras espécies em cultivo com e sem aplicação de extrato de bananeiras.
c) Comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras em diferentes temperaturas.
d) Analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies. - UEPG - A Biologia é a ciência que se ocupa do estudo dos seres vivos, em vários níveis de organização, desde o molecular até o das relações entre os seres vivos e entre eles e o mundo não-vivo. Sobre este assunto, assinale o que for correto.
(01) O pâncreas é um órgão e a insulina é uma molécula.
(02) O sangue é um tecido conjuntivo líquido.
(04) As mitocôndrias são células.
(08) A membrana plasmática é um orgânulo celular.
1 + 2 + 8 = 11 - UGF - Ao criar uma hipótese cientifica, o cientista procura
a) Levantar uma questão ou problema.
b) Explicar um fato e prever outros.
c) Testar variantes.
d) Comprovar teorias estabelecidas.
e) Confirmar observações. - UFJF - A Etologia é a ciência que estuda o comportamento dos indivíduos dentro do seu ambiente. Essa ramo da Biologia deve situar dentro da:
a) Fisiologia
b) Taxionomia
c) Ecologia
d) Citologia
e) Biologia Molecular - FUVEST - No texto a seguir, reproduzido do livro "Descobertas Acidentais em Ciências" deRoyston M. Roberts (Editora Papirus, Campinas, SP, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento científico foram colocadas em maiúsculo e identificadas por um numeral romano.
"Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph von Merling e Oscar Minkowski removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão.(I) CURIOSOS SOBRE POR QUE AS MOSCAS FORAM ATRAÍDAS À URINA, ANALISARAM-NA E OBSERVARAM QUE ESTA APRESENTAVA EXCESSO DE AÇÚCAR.
(II) AÇÚCAR NA URINA É UM SINAL COMUM DE DIABETES. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal.(III) O FATO DE TAL ANIMAL NÃO TER PÂNCREAS SUGERIU A RELAÇÃO ENTRE ESSE ÓRGÃO E O DIABETES. (...) Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. Mac-Leod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram a secreção do pâncreas de cães.(IV) QUANDO INJETARAM OS EXTRATOS [SECREÇÃO DO PÂNCREAS] NOS CÃES TORNADOS DIABÉTICOS PELA REMOÇÃO DE SEU PÂNCREAS, O NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE DESSES CÃES VOLTAVA AO NORMAL, E A URINA NÃO APRESENTAVA MAIS AÇÚCAR."A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases em destaque com cada uma das etapas de construção do conhecimento científico é:
a) I - Hipótese; II - Teste da hipótese; III - Fato; IV - Observação.
b) I - Fato; II - Teoria; III - Observação; IV - Teste da hipótese.
c) I - Observação; II - Hipótese; III - Fato; IV - Teste da hipótese.
d) I - Observação; II - Fato; III - Teoria; IV - Hipótese.
e) I - Observação; II - Fato; III - Hipótese; IV - Teste da hipótese. - UFRS - Numa experiência controlada o grupo controle tem por objeto
a) Testar outras variantes do resultado previsto.
b) Confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimental.
c) Desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimental.
d) Servir de referência padrão em face dos resultados fornecidos pelo grupo experimental.
e) Testar a eficiência dos equipamentos usados na experiência. - UERJ - Até o século XVII, o papel dos espermatozoides na fertilização do óvulo não era reconhecido.O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em 1785, questionou se seria o próprio sêmen, ou simplesmente o vapor dele derivado, a causa do desenvolvimento do óvulo.Do relatório que escreveu a partir de seus estudos sobre fertilização, foi retirado o seguinte trecho:“... para decidir a questão, é importante empregar um meio conveniente que permita separar o vapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo, que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelo vapor.”Dentre as etapas que constituem o método cientifico, esse trecho do relatório é um exemplo dea) Análise de dados.b) Coleta de material.c) Elaboração da hipótese.d) Planejamento experimento.
- UNIRIO - O ano de 1995 marca o centenário da morte do pesquisador Louis Pasteur. Diversos eventos científicos ocorreram no mundo todo, inclusive no Brasil, em homenagem a este grande cientista. Dentre as contribuições de Pasteur à Ciência Moderna, podemos destacar a(o):
a) descoberta das regras básicas da hereditariedade.
b) observação de que as espécies atuais surgiram por evolução das espécies ancestrais.
c) observação de que as células podem crescer e se dividir, enfraquecendo as teorias vitalistas.
d) observação de que o aparecimento de micróbios em caldos nutritivos decorre da sua contaminação por germes presentes no ar.
e) reconhecimento da célula como a unidade básica da vida. - UFCE - Peter e Rosemary Grant são pesquisadores norte-americanos que estudam os tentilhões, pássaros comedores de sementes que vivem numa ilha do arquipélago de Galápagos. Esses pesquisadores observaram a modificação do tamanho médio do bico dessas aves devido à disponibilidade de sementes de tamanhos diferentes, das quais esses pássaros se alimentam. Quando há produção abundante de sementes, a espécie residente de tentilhões ( Geospiza fortis ) prefere se alimentar de sementes menores. Já em período de escassez de alimento, os pássaros dessa espécie que apresentam bicos mais largos passam a se alimentar de sementes maiores, as quais não são acessíveis aos indivíduos dessa população que apresentam bicos menores. Em 1977, ocorreu uma seca de grande intensidade, que reduziu a produção de sementes.
Texto adaptado de "Bicos sob medida". "Ciência Hoje" - set. 2006.
a) Em relação ao tamanho do bico, o que seria esperado acontecer com a população de tentilhões residentes, após a seca de 1977, segundo a teoria da evolução de Darwin? # Segundo a teoria de Darwin, seria esperado que o número de indivíduos da espécie residente com bico mais largo aumentasse, pois eles conseguiriam se alimentar das sementes maiores; conseqüentemente, apresentariam uma chance maior de sobrevivência e de reprodução, produzindo um maior número de descendentes. Os indivíduos com bicos menores teriam menor quantidade de sementes à disposição, pois não conseguiriam se alimentar das sementes maiores e muitos morreriam de fome, o que ocasionaria um menor número de descendentes. Assim, é esperado que haja um aumento no tamanho médio do bico da população de tentilhões residentes.
b) Que processo evolutivo estaria ocorrendo nesse evento? # O processo evolutivo envolvido é a seleção natural.
c) Posteriormente, a situação climática da ilha se normalizou e a oferta de sementes tornou-se abundante. Porém, em 1982, um outro fato ocorreu: uma outra espécie de tentilhão ( Geospiza magnirostris ) chegou à ilha. Esta espécie invasora também se alimenta do mesmo tipo de sementes que a espécie de tentilhões residentes e apresenta um porte mais avantajado e bicos maiores. Que tipo de relação ecológica se estabeleceria entre a espécie residente e a invasora? # Com o estabelecimento da competição por alimento, os tentilhões invasores, que possuem bico maior, teriam vantagem em relação à obtenção das sementes maiores. O número de indivíduos com bico maior, da espécie nativa, tenderá a diminuir.
d) Após novos períodos de seca, que ocorreram em 2004 e 2005, o que se espera que aconteça com a população de tentilhões residente, em relação ao tamanho dos bicos, sabendo-se que os indivíduos com bico menor são mais eficientes em se alimentar de sementes menores? Analise a situação, também, segundo a teoria da evolução de Darwin. # Os indivíduos de bico menor se alimentarão das sementes menores disponíveis e aumentarão o número de descendentes. Assim, o tamanho médio do bico dos tentilhões residentes diminuiria. - UFRRJ - FALHAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"ERROS EM LIVROS DIDÁTICOS AINDA PERSISTEM EM ESCOLAS DE MINAS E SÃO PAULO"
Nélio Bizzo
O autor, professor da Faculdade de Educação da USP, comenta em um dos seus artigos:
"... em alguns casos, podem-se perceber erro conceitual grave, preconceito e tautologia em uma única linha, como por exemplo: explique por que o homem não é portador de aneuploidias, mas apresenta a doença quando afetado."
BIZZO, Nélio. Rev. "CIÊNCIA HOJE". Abril 2000: n¡. 159. p. 26
Os casos de aneuploidias citados no texto incluíam daltonismo e hemofilia. Em função do comentário do professor, analise as afirmações abaixo:
I - daltonismo e hemofilia são alterações gênicas e não cromossômicas.
II - tanto o homem quanto a mulher podem ser portadores de aneuploidias.
III - o livro confunde herança ligada ao sexo com aneuploidias.
Pode-se afirmar que
a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
e) I está correta.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e experimentação.
Assinar:
Comentários (Atom)